BIO

Robert O’Brien

Robert “Robbie” O’Brien, iniciou sua carreira em São Paulo em 1997, como construtor de violões. Sob o aprendizado de Antonio Tessarin, um dos luthiers mais requisitados do Brasil, desenvolveu a habilidade em construir violões clássicos. Deu continuidade aos estudos com Kent Everett em Atlanta (EUA), e com José Romanillos (Espanha).

Em 2003, fundou o Programa Lutherie no Red Rocks Community College em Denver – Colorado (EUA). No decorrer dos anos, até 2012, expandiu os cursos, antes apenas de violão clássico para incluir classes de guitarra elétrica, semi acústica, bandolim, violino, guitarra-instalação e reparação, goma laca, acabamentos de alto brilho e marchetaria. Robbie parou de contar os violões que construiu com alunos quando chegou ao violão nº500.

Robbie também oferece cursos individuais e em grupo, e consultoria na área de Luthieria.

Produziu uma coletânea de DVDs sobre construção e também a série de mais de 100 vídeos de instrução no seu canal do Youtube, o popular “Luthier Tips du Jour”. Hoje, esta série supera 6 milhões de visualizações e mais de 25 mil seguidores, tornando-o referência mundial no ensino da arte de Luthieria.